Esquecido???

Muitos adultos ficam preocupados quando vivem episódios de esquecimento. Isso porque imaginam que esse é o primeiro sinal da doença de Alzheimer. No entanto, muita pesquisa tem sido feita em relação à memória e a ciência já sabe que alguns problemas de esquecimento são algo normal do envelhecimento.

À medida que as pessoas envelhecem, ocorrem mudanças em todas as partes do corpo, incluindo o cérebro. Como resultado desse processo, alguns percebem que levam mais tempo para aprender coisas novas e não conseguem se lembrar de informações de maneira tão fácil quanto há alguns anos. Outra situação comum: perder frequentemente coisas, como os óculos, pela casa. Esses são, geralmente, sinais leves de esquecimento e não devem ser considerados como problemas sérios de memória.

Alguns idosos também acham que não têm um desempenho tão bom quanto o dos jovens em testes de memória. E isso não é verdade. Cientistas descobriram que, dando tempo suficiente para a realização desse tipo de teste, idosos saudáveis podem ter um desempenho tão bom quanto qualquer pessoa mais jovem. Na verdade, conforme se envelhece, idosos saudáveis até melhoram em algumas áreas relacionadas a capacidades mentais, como vocabulário, graças ao acúmulo de conhecimento.

 

Traduzido e adaptado do National Institute on Aging

 

Publicado pela SBGG – SP em 20/10/2020

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *