A Importância da Audição

Muitas pessoas chegam ao consultório acompanhadas por familiares mas sem a intenção de melhorar a escuta. Acreditam que o que estão escutando é o suficiente, diz a fonoaudióloga Lilian Cliquet. Alguns meses depois retornam dizendo que “escutam, mas não entendem”, têm a sensação que a audição diminuiu. E, pra sua surpresa, não foi isso que aconteceu! Como assim?

Isso acontece porque a perda de audição não afeta apenas a intensidade com a qual escutamos o som! Ela afeta algumas funções cerebrais, ou seja, ela afeta diretamente a estimulação auditiva que o seu cérebro recebe, diminuindo a capacidade de discriminação, a memória, a atenção e entre outras, o entendimento do que está sendo ouvido.

Mesmo sem ter piorado a audição (limiares piores do que exames anteriores), a capacidade de entendimento piora e compreendemos cada vez menos o que escutamos.

Se a perda auditiva não for tratada, podemos perder e distorcer sons, tornando mais difícil para o cérebro interpretar seus significados, diz a fonoaudióloga Lilian Cliquet. Então, a questão já pode ser respondida e, é de extrema importância. Precisamos ESCUTAR para ENTENDER! Não deixe sua audição de lado! Procure um profissional especializado!

Fonte: Vigilantes da Memória

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *