DIFÍCIL DECORAR FÓRMULAS? MEMÓRIA HUMANA NUNCA ACABA E ISSO É UM MISTÉRIO. – 3º PARTE

Treino

Duprat  lembra também da importância de diversas técnicas de treinamento, que estimulam a capacidade de memória sem a ingestão de nenhuma substância.

“Vários trabalhos, inclusive do nosso instituto, mostraram que o sono ajuda na formação da memória para eventos recentes. A longo prazo porém, não se sabe o que pode ser feito para ‘aumentar a memória'”, diz Leão.

Setzer defende que “o exercício da memória aumenta a capacidade de seu uso”. “É interessante que na velhice, como a minha, muitas pessoas começam a se recordar de eventos da infância, que haviam esquecido, e se esquecem de eventos que acabaram de ocorrer”, comenta.

“Porém, em curtos espaços de tempo, fatores como exercício físico e dieta parecem ter algum papel significativo no ‘lembrar’. Estudos recentes também mostraram a importância de receptores para a dopamina para a memória episódica”, diz Leão. Para ele, alguns hábitos que podem comprometer a capacidade de memorização.

“O estilo de vida pode diminuir a memória. Falta de exercícios físicos, alcoolismo e tabagismo são extremamente detrimentais à manutenção da memória. Até por que esses fatores causam déficits de suprimento arterial a redes neurais diretamente associadas à codificação e recuperação de memórias”, explica o especialista.

Diferenças

Embora os pesquisadores concordem que seja possível melhorar as capacidades de memória, também há um entendimento de que tal facilidade seja uma característica que depende de indivíduo para indivíduo.

“As pessoas têm diferentes habilidades cognitivas. Existe uma média esperada para as pessoas, de acordo com a faixa etária e a escolaridade, portanto existe diferença na memória das pessoas”, explica Rodrigues.

“A memória é como qualquer outra característica do organismo. Da mesma maneira que existem pessoas com mais musculatura do que outras, existem pessoas com mais memória do que outras. Há um padrão de hereditariedade”, define Duprat.

FIM

Transcrito de Edison Veiga Colaboração para o UOL, em Milão (Itália) publicado em 11/11/2018, com algumas alterações, referentes ao uso do Omega 3

*****Nota do Dr. Luiz Antonio Sá: Os estudos mais recentes, não mostram ainda benefícios com o uso de qualquer medicação para memória.

Para se ter uma boa memória necessita de estímulos constantes para a atividade mental e hábitos de vida saudáveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *