O que é a memória?

foto_de_memória

memória é basicamente a capacidade humana de inscrever, conservar, e relembrar mentalmente vivências, conhecimentos, conceitos, sensações e pensamentos experimentados em um tempo passado.

Não é possível evocar uma informação, se ela não foi devidamente arquivada. Para que o ser humano possa reter na memória  determinada informação, é necessário que sua atenção esteja voltada para isso. Sem atenção, não há qualquer possibilidade de armazenamento e evocação da mesma

Junto da atenção e da concentração precisamos ter um  bom funcionamento dos cinco órgãos dos sentidos: visão, audição, tato, paladar e olfato , a falha em qualquer destes órgãos comprometerá o registro de uma informação.

A falha ou lapso de memória pode ocorrer em qualquer idade, sem que seja caracterizado com doença.

O combate ao esquecimento deve levar em conta a atenção e o poder de concentração, bem como os fatores que o facilitam ou o dificultam. Também se deve atentar para os fenômenos do desuso  isto é quanto menos se usar a memória, mais ela vai falhar. Mal comparando é como um músculo do corpo, que deixando de ser exercitado o mesmo atrofiará..

Por outro lado, as preocupações com os problemas diários, o stress,  a ansiedade e, em muitos casos, a depressão, são fatores que turvam a atenção e, como consequência, impedem a retenção de informações novas, gerando a impressão de que a “memória está falhando”.

Esses fatores, em geral, não afetam diretamente a memória, mas, sim, a atenção e a concentração. No entanto, quando muito intensos, podem provocar alterações temporárias da memória. É o caso dos conhecidos “brancos” que ocorrem em situações de ansiedade intensa.

Dr. Luiz Antonio Sá

Comments

  1. Muito bom! Realmente se não pormos a memória em atividade. A mesma com o passar do tempo, fica lerda. Temos que sempre nos ocuparmos, porque como diz um ditado popular “mente vazia, oficina do diabo “. Além de de que traz alguns problemas físicos..assim como a depressão. …etc. Para isso não podemos ficar pensando no passado. Principalmente em situações de mágoa, tristeza. .Viver o presente, e deixar o futuro que a Deus pertence. .. Ocupamos a mente, com atividades físicas, leitura. Prencher o seu tempo. Na verdade se ocupar. ..

  2. Achei bem interessante …e como e bom sempre estar exercendo e praticando todos os momentos , parabéns amigo pela sua iniciativa vamos praticar sempre !

  3. Parabens Dr Luiz Antonio!
    Importante a dedicacao de profissionais com especializacoes e pratica de ações para melhorar as condicoes de vida das pessoas!
    Obrigado,
    Flavio Zunta

  4. Gostei muito de tudo que li com atenção,agora me sinto ainda mais confiante em ser sua paciente .Parabéns pelo belo trabalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *