INSÔNIA ??? 10 PASSOS PARA HIGIENE DO SONO

  1. Suspender ou reduzir substancialmente o consumo de bebidas alcoólicas  a noite. O álcool pode alterar a estrutura do sono e aumentar o número de apnéias;
  2.  Evitar o uso de estimulantes como café, chá preto, verde ou mate e energéticos, no mínimo 6 horas antes de dormir;
  3.  Evitar refeições pesadas antes de dormir ou dormir com fome;
  4. Evitar dormir durante o dia;
  5. Se estiver acima do peso, tente emagrecer. Perder peso. O aumento da massa corporal se correlaciona com a gravidade e com a frequência da apneia e da hipoxemia (queda de oxigênio no sangue);
  6. Praticar exercícios físicos regulares. As atividades físicas não devem ser praticadas em horários muito próximos aos de dormir;
  7. Melhorar o ambiente do sono. O quarto em que se dorme deve ser confortável, silencioso e escuro;
  8. Ir para a cama com sono e manter horário regular para deitar e levantar-se;
  9. Evitar atividades na cama que não sejam dormir e o ato sexual, ou seja, a cama não é o ambiente adequado para assistir TV ou usar o computador;
  10. Tratar corretamente doenças que possam atrapalhar o sono, tais como  pulmonares, digestórias, urológicas e reumatológicas, evitando despertares noturnos.

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