Como lidar com a pessoa com ALZHEIMER em época de CORONAVÍRUS?

Nessa época difícil de pandemia o familiar de uma pessoa com Alzheimer ou outra demência pode sentir-se inseguro com os cuidados para com seu ente querido. As alterações comportamentais como: perambulação, ansiedade e agitação podem se acentuar com o isolamento social e, o que fazer?

A Dra. Gislaine Gil, neuropsicóloga pela USP, relata que rotina e modificação das atividades de acordo com a capacidade da pessoa são essenciais. Logo:

-Mantenha os horários fixos para: acordar, dormir, higiene pessoal e alimentação.

-Realize exercícios físicos em casa com um toque de diversão e criatividade, por exemplo, achar utensílios domésticos em um  cômodo específico da casa. Se a pessoa esquecer qual é o objeto; repita o nome várias vezes durante a atividade.

-Não assistir programas de televisão sensacionalistas para não gerar angústia no familiar e, esse não levar essa angústia a pessoa com Alzheimer. Logo, assista programas divertidos e tranquilos. Discuta aquilo que está assistindo de forma afetiva e criando relações com a vida da pessoa.

-Aproveite as refeições do dia para criar um ambiente especial, coloque música para dançar, monte a mesa como se estivesse num restaurante chique, vista roupas de festa.

-Deixe a pessoa ajudar na limpeza da casa como: tirar o pó (se esta não for alérgica), enxugar copos e dobrar as roupas.

-Pegue álbuns de fotos antigas e relembre fatos alegres.

Seja criativo e aproveite esse tempo para se dedicar a pessoa que você ama!

Dra. Gislaine Gil – Vigilantes da Memória

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *