BENEFÍCIOS DA REALIDADE VIRTUAL NA COGNIÇÃO

À área da saúde vem enfrentando um grande desafio em relação à prevenção e tratamento de alterações de origem cognitiva. Estudiosos deste campo tentam descobrir intervenções não farmacológicas como tratamento adjuvante, segundo a fisioterapeuta Jéssica Bacha.

Uma das alternativas que vem sendo estudadas nos últimos anos é a realidade virtual por meio de videogames. Assim, os principais objetivos desta técnica na reabilitação são caracterizados pela melhora funcional, das funções sensoriais, motoras e cognitivas .Outros benefícios secundários das intervenções com os videogames são: a promoção de estimulação social, quando jogado com outros usuários e o estímulo à prática de exercício físico.

Bacha et al., 2018 realizou um ensaio clínico aleatorizado e cego, no qual evidenciou que os jogos virtuais do pacote comercial Kinect Adventures promovem ganhos cognitivos em idosos de 60 a 80 anos e, que estes ganhos se mantem preservados um mês após o término da intervenção.

Revisões sistemáticas nesta área, afirmam que muitos jogos estimulam de forma eficaz os seguintes domínios cognitivos: atenção, memória velocidade de processamento, habilidades visuo-espaciais e visuomotoras.

Dessa forma, terapias de reabilitação cognitiva por meio da realidade virtual têm sido utilizadas com objetivo de promover a manutenção ou ganho da cognição. E, a partir de déficits cognitivos, melhorar a qualidade de vida dos indivíduos com benefícios no desempenho das atividades de vida diária, e em relação aos aspectos comportamentais tais como apatia, agressividade, depressão, agitação e distúrbios do sono.

Publicado em: 12/03/2020

Sobre a autora: Profa. Ms. Jéssica Bacha

– Fisioterapeuta da Clínica Vigilantes da Memória;

– Mestre e Doutoranda em Ciências pela Faculdade de Medicina da USP;

– Especialista em Gerontologia pelo Instituto Israelita Albert Einstein;

– Membro da Sociedade Brasileira de Gerontotecnologia;

– Membro da Associação Brasileira Fisioterapia Gerontológica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *