10 dicas para o ensino de tecnologia para idosos

 CELULAR, EDUCAÇÃO, ENVELHECIMENTO, TECNOLOGIA

Manejar a tecnologia por meio de celular, computador, tablet e outros gadgets pode trazer coisas muito positivas para o idoso, novos interesses, uma forma de se comunicar com a família e amigos, bem como acesso a diversos recursos do mundo virtual. No entanto, apreender esse novo conhecimento nem sempre é tão simples e pode ser um grande desafio para quem vai ensinar um idoso a lidar com uma nova tecnologia.

Algumas dicas podem ajudar nessa tarefa. Veja aqui:

  1. Ao introduzir novos conceitos de tecnologia, aproveite o conhecimento que o idoso já tem. Comparar um novo termo de tecnologia com algo com o qual ele já está familiarizado facilitará a compreensão. É possível, por exemplo, comparar endereços web com endereços de rua. Isso ajuda a reforçar a ideia de navegação na Web de uma maneira intuitiva.
  2. Explique a relevância daquela tecnologia antes de entrar em detalhes. Antes de iniciar a “mecânica” de como usar o aparelho, explique como o idoso pode se beneficiar com o uso dele. Se você está apresentando o Facebook a alguém, por exemplo, comece mostrando fotos de amigos, familiares e netos que ele talvez não tenha visto. Depois de ver como as fotos são facilmente acessíveis, ele será mais paciente com o processo de criação de uma conta e exploração do feedde notícias.
  3. Evite palavras técnicas e opte por termos simples. Agora que palavras como emojiselfie foram adicionadas ao léxico do Dicionário Oxford, o tecniquês está se tornando parte da linguagem cotidiana. Ao conversar sobre tecnologia com os idosos, fique atento às palavras que você usa. Muitos termos relacionados à tecnologia podem não ser familiares para eles. Quando houver vários termos que possam ser usados ​​para descrever algo, escolha a opção mais simples.
  4. Vá devagar. Isso pode parecer óbvio, mas é importante lembrar-se de não ir muito rápido. Faça uma pausa entre cada etapa para dar ao idoso um momento para processar o que acabou de aprender. Se você não tiver certeza se está indo rápido demais, pergunte ao idoso como ele está se sentindo com relação ao ritmo.
  5. Repita os principais conceitos. O grande volume de novas informações que eles estão recebendo pode sobrecarregar facilmente os idosos que aprendem tecnologia pela primeira vez. A repetição de conceitos-chave é importante para fixar o conhecimento e ficar mais fácil de lembrar.
  6. Crie um momento para que ele faça perguntas antes de passar para novos conceitos. Alguns idosos podem ficar tímidos para fazer perguntas. Se você fizer pausas para esse momento, pode ser mais fácil para eles. Também permitirá a você saber qual ponto está gerando mais dúvidas e mais interesse.
  7. Deixe que o idoso tente resolver seus problemas com a tecnologia. Pode parecer mais fácil pegar o celular da mão dele, por exemplo, e resolver. Mas tenha paciência e deixe que ele tente. Apenas oriente. Os idosos precisam assumir um papel ativo à medida que aprendem novas tecnologias, para que possam se acostumar com as nuances táteis envolvidas em tocar, clicar e pressionar o botão
  8. .Mostre também recursos e aplicativos feitos para idosos. Faça uma pesquisa sobre sites que possam interessar ao dia a dia dele.
  9. Reforce expressões – selfiefeedstoriesetc – e lembre seu aluno de que ele é muito capaz de aprender. Os idosos têm muito conhecimento e competência, já que têm mais experiência de vida. Mas não se esqueça que pode ter passado muito tempo desde que aprenderam alguma coisa pela primeira vez, por isso, quando eles expressarem frustração, reforce a capacidade deles. Aprender algo novo é sempre difícil, mas com a prática eles avançarão. Também pode ajudar se você compartilhar quaisquer dificuldades ou confusões que você teve ao aprender tecnologia no passado.
  10. Surpreenda-se com a maravilha da tecnologia. Para usuários que já a dominam, é fácil esquecer o quão incrível ela é. Crie oportunidades para a tecnologia impressionar os mais velhos, como mostrar a eles a casa em que passaram a infância no Google Earth ou a fazer uma conferência com vídeo com um amigo que eles não veem há anos. Quanto mais eles virem as coisas incríveis que a tecnologia lhes permite fazer, mais eles se envolvem com ela, o que tornará o domínio fácil. SBGG – SPPublicado em  27/01/2020Traduzido e adaptado do site Brookdale.com.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *